Qual a importância de um site?

Tempo de Leitura: 2 minutos

“Sua empresa só existe se ela estiver na internet”.


Olá!

Meu nome é José Antonio e sou CEO da Sweet Potato Developers Sistemas.

  • Qual a importância de um site?
  • Porque eu deveria fazer um investimento em um site?
  • É mais fácil as pessoas me encontrarem no Google se eu tiver um site?

Essas são algumas perguntas que as pessoas me fazem no nosso dia a dia.

Vou explicar a importância e porque você deveria ter um site Institucional para alavancar o seu negócio.

O que é um site?

Imagine a sua empresa física, o site seria uma representação digital da sua empresa na internet, em outras palavras, o site além de apresentar os seus produtos e conteúdos mais organizados e profissionais, ainda tem a vantagem de aparecer na internet, já que o Google mostra os resultados mais relevantes em uma busca com o perfil da sua empresa.

Veja algumas categorias de Sites:

Site Institucional: O site Institucional disponibiliza todas as informações sobre a sua empresa e seus produtos ou serviços de forma organizada e profissional na internet.

Blog: Geralmente os Blogs disponibilizam materiais sobre seus produtos ou serviços, novidades da empresa ou notícias relacionadas. É um canal que pode fazer parte do seu site principal como um complemento as informações e notícias da sua empresa. O Blog é bem aceito pelo Google porque ele costuma indexar melhor os sites que contém um bom conteúdo, ajudando no posicionamento nas buscas.

Landing Page: A Landing Page é uma página de VENDAS, geralmente ela é usada em uma campanha de Link Patrocinado do Google, Facebook ou Instagran.  Durante a campanha as pessoas são direcionadas para essa página onde a intenção é convencer essa pessoa a fazer uma compra basicamente. A Landing Page pode ser usada também para coletar leads ou contatos no whatsapp.

E-commerce:  O E-commerce é uma loja virtual onde pode ser feita uma venda direta, ou seja, o produto pode ser comprado diretamente em seu site sem intermediários. Geralmente você acessa a página do produto, adiciona ao carrinho de compras e finaliza a compra escolhendo o meio de pagamento, endereço e seus dados onde será entregue o produto no seu endereço cadastrado.

Veja alguns pontos importantes sobre os sites:

  1. Tudo começa com seu domínio (seu nome na internet.com.br), através dele as pessoas vão te encontrar na internet e você tem a possibilidade de ter um site.
  2. Outro ponto importante é o e-mail profissional, ele torna o relacionamento com seu cliente muito mais profissional e com mais credibilidade para vender seus produtos ou serviços.
  3. Você é encontrado com muito mais facilidade no Google com todas as informações necessárias para as pessoas entrarem em contato direto com a sua empresa.
  4. Para ter um site é necessário você ter um serviço de hospedagem, é na hospedagem que ficam os arquivos do seu site e os e-mails profissionais.
  5. Existem várias hospedagens com criadores de sites gratuitos, porém se você quer um site profissional com um layout atraente, com ótima usabilidade e responsividade, procure um profissional qualificado.
  6. Certificado SSL para a segurança do seu site. Além da segurança dos dados trafegados em seu site que são criptografados, o Google prefere os sites que tenham certificado, penalizando os outros sites que não tem certificado.

Agora vem a pergunta! Porque devo ter um site?

Agora que você já sabe o que é um site, vou explicar de forma simples e objetiva a importância em investir em um site.

Imagine que você é um empresário de sucesso com uma empresa maravilhosa, ótimos produtos, ótimos funcionários mas ainda não tem um site, somente um Fanpage no Facebook.

Vamos a um exemplo prático!

A pessoa está navegando no Facebook e por acaso se depara com a sua FanPage da empresa e está precisando exatamente dos seus produtos. 

Aí você pensa!

Por que ter um site se posso ter uma página no Facebook sem pagar nada, acho que dá no mesmo! 

Engano seu, vou explicar!

Primeiro que embora o Facebook, Instagram, Youtube sejam ótimas plataformas para se fazer campanhas de internet, não adianta nada colocar uma FanPage da sua empresa se não fizer o devido impulsionamento da mesma, sem buscar um público comprador, sem criar uma estratégia de vendas e etc. Sem essas técnicas, estratégias de vendas fica difícil as pessoas encontrarem a sua empresa e quando encontram ficam desconfiadas em comprar direto pela página do Facebook.

Segundo que você vai ser apenas mais um entre milhares de FanPages de empresas no Facebook. Tenho que frisar, quando as campanhas são feitas de forma correta com o Facebook e Instagram como parte de uma estratégia de vendas, tendem a funcionar bem, mas somente a FanPage não vai ter um bom resultado.

Esse assunto de estratégia de marketing que eu citei é assunto para outro post onde vamos explorar como alavancar suas vendas através de tráfego pago.  

Continuando….

Essa pessoa que encontrou seu produto no Facebook até consegue ver alguns produtos seus mas sem muitos detalhes e quando tenta entrar em contato com sua empresa visualiza o e-mail: suaempresa@gmail.com  ou pelo messenger do Facebook e direct do Instagram, não mostrando muita credibilidade no contato.

Pense comigo!

Se fosse uma loja virtual com um e-mail suspeito, sem ter o seu domínio por exemplo, você compraria?

Saiba que a maioria das empresas sérias que tem produtos para vender na internet, tem sites!

Eu sinceramente procuraria outra empresa que me pareça mais profissional, confiável e me passe mais segurança e mesmo assim correndo riscos hoje em dia.

Fazendo uma analogia com sua empresa com alguns desses pontos:

  • Valor do Produto.
  • Falta de Informação do Produto.
  • Falta de Informação da Empresa.
  • Forma de contato deficiente.
  • Transporte com valor alto.
  • Não passa credibilidade.
  • E-mail não profissional com o domínio da empresa.

Esses são alguns pontos que me deixam com a “pulga atrás da orelha”.

Embora sua empresa seja organizada, tenha um Sistema ERP, emissão de nota fiscal, PCP, controle de estoque entre outros, tudo isso é desprezado pela pessoa do outro lado que não te conhece, ela acha que a empresa não é organizada ou confiável, mas sabemos que não é o caso. A pessoa do outro lado só tem as informações que ela viu em sua FanPage e vai fazer o julgamento e decidir se deve comprar ou não de você.

Então resumindo, a maioria das pessoas ou empresários que já tem um site, sabe a importância do mesmo, não vão comprar um produto valioso que eles viram no Facebook ou Instagram com um e-mail genérico e ficar aguardando um retorno, ainda mais hoje com a grande quantidade de golpes na internet.

Espero ter convencido ou esclarecido de alguma forma as dúvidas com relação ao investimento em um site.

Nós da Sweet Potato pensando em ajudar as empresas nesse assunto, temos a solução para sua empresa ter um site profissional na internet.

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre o assunto, entre em contato com a gente, temos uma equipe pronta para tirar a sua ideia do papel e colocar em prática. 

Nós cuidamos de tudo, desde a criação do domínio que é o seu nome na internet (www.seunome.com.br), criamos a hospedagem onde ficará seus arquivos e e-mails com o nome do seu domínio e o visual do seu site conforme preferências do cliente e instalação do certificado SSL na hospedagem. Entregamos o site funcional e pronto para alavancar seu negócio. 

O nosso muito obrigado.

Sucesso!

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